O secretário municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), Oscar Grotmann, recebeu quinta-feira, dia 14 de novembro, em Blumenau a presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Maria Teresinha Debatin. Na pauta, uma reunião no Hospital Santo Antônio para tratar da remoção de um patrimônio histórico que está localizado ao lado daquela unidade de saúde (Rua Itajaí, 574, Bairro Vorstadt).
O imóvel desperta a curiosidade de quem passa pelo local. A antiga residência, que hoje está fechada, serviu de moradia para a família do médico Abelardo Vianna. “A casa terá que passar por uma restauração a partir de sua remoção e colocação em outro espaço, onde poderá abrigar um novo projeto, até possivelmente um museu”, comentou Grotmann.
Raridade
O imóvel é considerado um raro exemplar de construção na estrutura enxaimel e fechamento em madeira. De acordo com o cadastro efetuado no Projeto Memorvale – da década de 1990, a edificação foi construída em 1913 e seu primeiro proprietário foi “Waldemar Kropp”. Esses dados constam da pesquisa publicada em agosto de 2020 no blog da arquiteta e professora Angelita Wittman – https://angelinawittmann.blogspot.com/2020/08/casa-enxaimel-espolio-de-abelardo.html.