
Nesta quinta-feira, dia 20, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Educação, lançou a segunda temporada do Programa Hellow Blumenau, uma iniciativa em parceria com o Senai Vale do Itajaí e o Lab 365. O programa tem como objetivo despertar o interesse dos jovens pelo universo de oportunidades no mercado de tecnologia, preparando-os para as novas profissões destacadas pelo Fórum Econômico Mundial e desenvolvendo competências essenciais para o futuro do trabalho.
“Blumenau sempre foi uma cidade inovadora e investir na educação tecnológica dos nossos jovens é garantir um futuro promissor. O Programa Hellow Blumenau não apenas desperta o interesse pela tecnologia, mas também oferece oportunidades reais de aprendizado e desenvolvimento profissional”, comentou o prefeito Egidio Ferrari.
O projeto é voltado para estudantes dos 8º e 9º anos da Rede Pública Municipal de Ensino e conta com a participação de 37 escolas na primeira etapa, denominada Jornada Hellow. Nessa fase inicial, aproximadamente 4,5 mil alunos terão contato com o programa e 300 deles serão selecionados para a segunda etapa, o Hackathon.
“A educação é a chave para o futuro e iniciativas como o Programa Hellow Blumenau mostram o quanto podemos transformar a vida dos nossos jovens quando unimos esforços. Proporcionamos conhecimento, novas perspectivas e oportunidades para que nossos estudantes sonhem alto e construam carreiras de sucesso na tecnologia. Ver o engajamento das escolas e dos alunos nos dá a certeza de que estamos no caminho certo”, declarou a vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar.
Na fase do Hackathon, 100 estudantes serão escolhidos para a Jornada Prêmio, que oferecerá dois cursos gratuitos e presenciais no Senai Blumenau, totalizando 68,5 horas de formação. Os cursos incluem o Meninas TEC, voltado para incentivar a participação feminina no setor tecnológico, e a Trilha DEV, focada no desenvolvimento de habilidades na área de programação. As atividades serão realizadas no contraturno escolar, proporcionando uma imersão ainda maior no universo da tecnologia.
“A escola tem o poder de transformar vidas e essa iniciativa amplia ainda mais essas possibilidades. Ao trazer a tecnologia para o centro da aprendizagem, estamos preparando nossos estudantes para o mundo do trabalho, despertando talentos, incentivando a criatividade e promovendo a inclusão”, lembrou a secretária de Educação Simone Probst.