![](https://galegasc.com.br/wp-content/uploads/2025/02/93bdab99eb2dbb2cdc13fef88da7690b.jpg)
A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT), iniciou uma operação chamada Campanha Transporte Legal 2025. Realizada pela Escola Pública de Trânsito (EPT), Guarda Municipal de Trânsito (GMT) e Diretoria de Transportes, a iniciativa tem como objetivo fiscalizar as vans de transporte escolar e coibir atividades irregulares e clandestinas em Blumenau.
No primeiro dia de campanha, um micro-ônibus irregular foi apreendido pelos agentes. O veículo estava com equipamentos de segurança ineficientes, incluindo tacógrafo irregular e extintor de incêndio vencido, além de não possuir a documentação obrigatória para transportar os estudantes.
“É muito importante que os pais se atentem sobre quem está fazendo o transporte dos filhos, se o motorista e o veículo passaram pela vistoria da SMTT e se estão devidamente regularizados. Ou seja, se a van não possui o selo amarelo no para-brisas, ela não passou pela vistoria obrigatória. Estamos falando da segurança das crianças e adolescentes”, destaca o secretário de Trânsito e Transportes, Fábio Campos.
A campanha Transporte Legal 2025 seguirá sendo realizada nos próximos dias. Durante a ação, agentes da GMT e servidores da Diretoria de Trânsito fiscalizarão os veículos. Enquanto isso, as equipes da EPT entram na van e orientam os estudantes, motoristas e monitores sobre segurança viária e legislação de trânsito. Cada criança receberá um folheto informativo sobre a campanha, que deverá ser entregue aos pais, para que os mesmos também estejam atentos ao transporte regular de estudantes.
Vistoria
Para autorizar a operação do transporte escolar, a SMTT avalia as condições gerais de todos os veículos, como luzes, cintos de segurança, pneus, extintores de incêndio, faixas laterais e traseiras na cor amarela e com a indicação de veículo escolar, entre outras questões. Também são conferidos os documentos do veículo, do motorista e do monitor. O condutor também deve ser credenciado junto a secretaria e possuir a carteirinha que autoriza a prestação do serviço.