![](https://galegasc.com.br/wp-content/uploads/2025/02/unnamed-5-1024x683.jpg)
Além de mais de 30 cervejarias confirmadas, os visitantes da Festa Brasileira da Cerveja poderão conhecer mais sobre uma iniciativa que está promovendo a inovação e o terroir brasileiro na cerveja. O evento terá um estande dedicado ao Projeto Manipueira, coordenado pela Associação Brasileira da Cerveja Artesanal (Abracerva), que produziu os primeiros rótulos em 2023 a partir da fermentação da bebida com microorganismos da mandioca. É a primeira vez que o projeto ganha um estande coletivo.
Estão confirmadas 10 marcas: Ade Bier, Caatinga, Cozalinda, Evil Hops, Fermentaria, Hill, Marek, Piwo, Prisma e Yarun. Ao todo, serão cinco cervejas diferentes disponíveis on tap e 10 a venda em garrafas.
A Festa Brasileira da Cerveja faz parte da programação do Festival Brasileiro da Cerveja, que acontece de 12 a 15 de março em Blumenau (SC), na Capital Brasileira da Cerveja. O ingresso custa R$ 30,00 com doação de um quilo de alimento não-perecível. Além das cervejarias, o evento contará com um cardápio de iguarias locais e 12 bandas.
De acordo com Thomas Marek, organizador do estande, a ideia é levar para o maior encontro de cervejeiros do país algumas cervejas já criadas para apreciação dos consumidores e também para debates no mercado. “O Projeto Manipueira representa um passo muito importante para o cenário cervejeiro nacional e tê-lo em um evento que faz parte do Festival Brasileiro da Cerveja vai contribuir muito para a sua visibilidade”, comenta.
O Festival Brasileiro da Cerveja é uma organização da Associação Blumenau Capital Brasileira da Cerveja, com o apoio da Prefeitura Municipal de Blumenau e da Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM). Todas as informações estão nas redes sociais @festivalbrasileirodacerveja e no site www.festivaldacervejablumenau.com.br.