A aplicação do imunizante contra a dengue segue disponível em Blumenau para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Porém, dos 90% recomendados pelo Ministério da Saúde (MS), apenas 10,06% do público-alvo completou o esquema vacinal de duas doses aqui no município. Dos 20.227 blumenauenses da faixa etária, 6.258 receberam a primeira dose (D1) da vacina, e 2.035 a segunda dose (D2). O imunizante contra a dengue é gratuito e é a melhor forma de prevenir a doença e suas complicações.
O coordenador do setor de imunização da Vigilância Epidemiológica, Vitor Hugo Spudeit, reforça a importância da proteção que a vacina proporciona. “Vacinar é a melhor forma de prevenção. Uma dose apenas não tem o mesmo efeito do que as duas do esquema vacinal, que devem ser administradas em um intervalo de três meses entre elas. Já as demais vacinas com vírus inativos (como a gripe) podem ser administradas a partir de 24 horas após a vacina da dengue e as vacinas com vírus atenuados (como a tríplice viral e a febre amarela) devem ser aplicadas 30 dias após a vacina da dengue”, acrescenta.
Como evitar a proliferação do Aedes aegypti
* Elimine água parada de todos os recipientes;
* Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usá-los, coloque areia até a borda;
* Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;
* Mantenha lixeiras tampadas;
* Deixe os depósitos de água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;
* Plantas como as bromélias, devem ser evitadas, pois acumulam água;
* Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;
* Mantenha ralos cobertos com telas de malha fina para evitar que o mosquito tenha acesso ao local;
* Lave recipientes com depósito de água, como potes de comida e água dos animais, com escova ou esponja e detergente, no mínimo uma vez por semana;
* Se for necessário que o recipiente fique com água, como no caso de ralos, utilize hipoclorito;
* Retire a água acumulada em lajes;
* Dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em banheiros pouco usados;
* Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário;
* Evite acumular entulho, pois ele pode se tornar local de foco do mosquito da dengue.
Sinais e sintomas
A primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início abrupto, que tem duração de dois a sete dias, associada à dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. Manchas pelo corpo estão presentes em 50% dos casos, podendo atingir face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem estar presentes.