
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), por meio da Escola Pública de Trânsito (EPT), iniciou nesta semana a campanha Volta às Aulas com Segurança. Ao todo, dez escolas da rede municipal serão atendidas na iniciativa.
Realizada anualmente desde 2014, a campanha tem o objetivo de orientar as comunidades escolares para um comportamento seguro no trânsito no entorno das instituições de ensino.
“Ensinar nossas crianças e adolescentes sobre a educação no trânsito é fundamental. Com isso, todos aprendem desde cedo sobre como se comportar em travessias, cruzamentos, semáforos, entre outras situações existentes no trajeto de casa até a escola. Além disso, levam o que aprendem para dentro de casa, conscientizando também os familiares”, explica o secretário de Trânsito e Transportes, Fabio Campos.
As escolas participantes do projeto são selecionadas por estarem localizadas em regiões de fluxo intenso de veículos e em áreas periféricas da cidade. Os agentes educadores vão até as instituições, onde realizam palestras para os estudantes, abordando o trânsito de forma lúdica e com uma linguagem que permite o entendimento de cada faixa etária.
“Essa campanha é muito importante para conscientizar nossos estudantes sobre como se portar no trânsito, evitando que se tornem vítimas de eventuais acidentes de trânsito. Hoje eles são pedestres e ciclistas, mas amanhã serão os motoristas e motociclistas que vão transitar pelas nossas ruas. Quando os ensinamos sobre segurança, respeito às leis e comportamento responsável, estamos trabalhando em um futuro mais seguro no trânsito”, afirma o coordenador da EPT, Marco Rabello.