O Mais Novo Portal de Notícias de Blumenau e Santa Catarina
Blumenau - Sexta-feira,

10 de janeiro de 2025

  • Home
  • >
  • Geral
  • >
  • Ministério da Saúde monitora surto de metapneumovírus na China e reforça medidas de prevenção no Brasil.
9 jan, 2025

Ministério da Saúde monitora surto de metapneumovírus na China e reforça medidas de prevenção no Brasil.

O Ministério da Saúde informou que está acompanhando “atentamente” o surto de metapneumovírus humano (HMPV) registrado nas últimas semanas na China. O vírus tem sido responsável por infecções respiratórias, especialmente entre crianças, no país asiático.

Segundo a pasta, embora não haja alerta internacional emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil mantém comunicação constante com autoridades sanitárias globais e com a China para monitorar a situação e trocar informações.

Atualizações da vigilância
De acordo com dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) da China, as infecções respiratórias registradas este ano apresentam magnitude e intensidade menores em relação ao mesmo período de 2023. No entanto, um aumento nas infecções respiratórias agudas foi observado, incluindo gripe sazonal, metapneumovírus humano (HMPV), rinovírus, vírus sincicial respiratório (VSR) e outros, sobretudo no norte do país.

O Ministério da Saúde considera o risco de pandemia baixo, mas reforça a importância de medidas preventivas para reduzir a transmissão de infecções respiratórias.

Medidas de prevenção recomendadas
Vacinação: A pasta destaca a importância da vacinação contra a covid-19 e a gripe (influenza), especialmente para grupos prioritários, como idosos, gestantes, crianças e pessoas com comorbidades.
Uso de máscaras: Pessoas com sintomas gripais ou resfriados são incentivadas a usar máscaras faciais para diminuir a transmissão de vírus respiratórios, incluindo o HMPV.
Higiene respiratória: Medidas como lavar as mãos frequentemente e evitar aglomerações em locais fechados também são recomendadas.
O que é o HMPV?
O metapneumovírus humano (HMPV) é um vírus respiratório que pode causar infecções leves nas vias aéreas superiores, como gripes comuns, mas também pode evoluir para casos graves, como síndrome respiratória aguda grave (SRAG), que requer internação.

No Brasil, o HMPV foi identificado pela primeira vez em 2004 e faz parte do monitoramento de doenças respiratórias realizado pelo Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica (Sivep). O sistema analisa dados coletados nos núcleos hospitalares de epidemiologia para monitorar a circulação de patógenos respiratórios no país.

O Ministério da Saúde segue atento à situação internacional e reforça a importância da adoção de medidas preventivas para proteger a população de possíveis surtos de doenças respiratórias.

Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo:

   Últimas Notícias   

09/01/2025
O reforço na fiscalização de transferências via Pix e cartão de crédito não sign...
09/01/2025
Mais de R$ 8 bilhões continuam esquecidos em instituições financeiras. Até novem...
08/01/2025
O uso da assinatura digital Gov.br cresceu 130% de 2023 para 2024em um ano. A fe...

   Últimas Notícias   

Empresas e Negócios 25/12/2024 Bloco 2

26/12/2024