A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Gestão Governamental (Segg), concluiu a instalação de 20 novas câmeras de monitoramento e cinco pontos de acesso Wi-Fi no Parque Alcântaro Corrêa, mais conhecido como Parque das Itoupavas. O objetivo é oferecer mais segurança às famílias que usufruem do local, além de proporcionar conectividade, integrando o parque ao Sistema Blumenau Conecta.
Os equipamentos foram posicionados ao longo de toda a extensão do parque, por meio de uma rede de fibra óptica interligada à Prefeitura, abrangendo áreas como entradas e saídas de veículos e áreas de lazer. “Duas câmeras, uma na entrada e a outra na saída de veículos, possuem tecnologia OCR com a mais alta confiabilidade no reconhecimento de placas. As imagens capturadas são armazenadas no DataCenter da Prefeitura e são acompanhadas pela Central de Controle Operacional (CCO). A intenção é disponibilizar o reconhecimento facial nos próximos meses”, explica o engenheiro Alexandre de Carly Ronsani, diretor de Infraestrutura Tecnológica.
O investimento total foi de R$ 223,7 mil, captados por meio de emenda parlamentar e recursos próprios. O secretário da Segg, Alexandro Fernandes, destaca que toda a infraestrutura para a instalação das câmeras foi planejada para futuras expansões. “Temos um projeto de ampliação do Parque das Itoupavas e, por isso, a equipe já deixou tudo preparado para instalar mais câmeras e sistemas de Wi-Fi quando isso ocorrer,” afirma Fernandes.
“A instalação de câmeras de segurança visa aumentar a segurança, enquanto o acesso Wi-Fi facilitará a conectividade para os visitantes, permitindo acesso a serviços públicos e informações por meio do Blumenau Conecta,” finaliza o secretário.
O Parque das Itoupavas é um importante local de lazer e convivência em Blumenau, atraindo 20 mil visitantes mensalmente que usufruem dos espaços de recreação.