
A arte de contar histórias em registro audiovisual. No dia 18 de março, o Teatro Municipal de Timbó recebe o lançamento do curta-metragem Universo de Memórias: 18 anos do Grupo Uni Duni Tê. Produzido pelo VEM Cultural, o registro audiovisual conta com tradução em LIBRAS, audiodescrição e apresenta histórias, memórias e a trajetória de um dos grupos artísticos mais relevantes na formação de jovens para as artes na cidade de Timbó e região. O Grupo Uni Duni Tê, dirigido pela contadora de histórias e arte-educadora, Gilmara Goulart, é referência no estado na formação de contadores de histórias. O evento ocorre às 19h30, com entrada gratuita a toda comunidade, e conta com Roda de Conversa com a equipe de produção ao fim da exibição. Todas as ações contam com tradução em LIBRAS.
“O Grupo tem um papel importante na preservação e promoção da cultura, especialmente da tradição oral, através de suas contações de histórias. Comemorar essa trajetória é reconhecer o impacto cultural que o grupo tem na comunidade não só timboense, como nas cidades vizinhas as quais já atuamos”, celebra a idealizadora e diretora geral do Grupo, Gilmara Goulart. “Com esse documentário conseguimos reunir integrantes que há muito tempo não circulam mais por Timbó e que já ganharam espaços em outros lugares do Brasil”, acrescenta.
Segundo Gilmara, a arte de contar histórias é um ato fundamental na educação e na formação de leitores. “O Grupo, ao longo de sua trajetória, tem contribuído para a educação das crianças, jovens e adultos. Além de estimular a imaginação, promove a integração entre idades diferenciadas e ainda contribui na construção de uma identidade cultural que une gerações através da arte e da tradição”, diz. “A longevidade do Uni Duni Tê é um reflexo do esforço contínuo de seus integrantes em manter viva a arte de contar histórias. O Grupo procura mesclar histórias com música/dança, dentre outras linguagens artísticas, e serve de inspiração para a construção de outros grupos de diferentes áreas culturais”, conclui a diretora.
GRUPO UNI DUNI TÊ – CONTADORES DE HISTÓRIAS
Coordenado pela professora Gilmara Mendes Goulart, o Grupo surgiu em 2006, pela vontade de algumas pessoas, professores, em se aperfeiçoarem na arte de contar histórias. O Grupo em contínua formação, estuda e pesquisa histórias que possam ser contadas para todo e qualquer público por meio de Espetáculos de Contação de Histórias. O Uni Duni Tê se apresenta em eventos destinados à promoção da leitura, contação de histórias e literatura. Está sempre presente nos eventos literários da cidade de Timbó e região. Até 2018, o grupo se reunia nas dependências da Biblioteca Pública Municipal Professor Péricles Prades, na Fundação Cultural de Timbó; de 2019 até hoje, o Grupo se reúne toda semana no espaço independente de Artes VEM Cultural, sob coordenação da professora Gilmara. Os participantes do Uni Duni Tê além de participar das aulas, estão em constante formação e em intercâmbio com outros artistas do Brasil. Acompanhe as novidades pelo www.instagram.com/vemcultural
“Acredito que a criação de um audiovisual em comemoração aos 18 anos de trajetória do Grupo Uni Duni Tê – Contadores de Histórias é de relevância histórica, salvaguardando a trajetória do grupo e a atuação da Gilmara Goulart quanto artista, diretora e em especial, arte-educadora. Uma presença de forte impacto na comunidade, que vem contribuindo, há anos, no movimento pela valorização e perpetuação da cultura local”, afirma a produtora executiva do projeto, Deda Silveira.
O projeto Universo de Memórias: 18 Anos do Grupo Uni Duni Tê, da proponente Gilmara Goulart, é viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo Edital Nº 02/2024, de Timbó. O lançamento faz parte da contrapartida social do projeto, que ainda prevê a disponibilização gratuita do curta-metragem à comunidade pelo canal do YouTube www.youtube.com/@vemvivaespacomulticultural6092 do VEM Cultural, a partir do dia 19 de março.
SERVIÇO
Lançamento curta-metragem Universo de Memórias: 18 anos do Grupo Uni Duni Tê
Dia 18 de março, às 19h30
Teatro Municipal de Timbó, no Centro Integrado de Cultura – CIC (Av. Sete de Setembro, 414)
Entrada gratuita e aberta à comunidade, após apresentação haverá Roda de Conversa com equipe de produção
Classificação indicativa LIVRE
Acessibilidade: Tradução em LIBRAS, acessibilidade arquitetônica.
FICHA TÉCNICA
Curta-metragem Universo de Memórias: 18 anos do Grupo Uni Duni Tê
Coordenação geral e roteiro: Gilmara Mendes Goulart
Produção executiva: Deda Silveira
Assistente de produção: Geraldo Muller Junior
Tradução em LIBRAS: Cynthia Philippi
Audiodescrição: Voz da Visão
Roteiro: Juan Lucca Bonacolsi
Designer gráfico: Amélie de Oliveira
Captação, edição e direção audiovisual: Will Del Souza
Registros fotográfico: Sabrina Marthendal
Realização: VEM Cultural
Tempo: 30 minutos, com tradução em LIBRAS e versão em audiodescrição
Divulgação cultural (AI): Nane Pereira Comunicação e Arte.