O Centro Turístico e Cultural da Vila Itoupava realizou nos últimos meses duas campanhas com as escolas estaduais, municipais e CEIs localizados no distrito da Vila Itoupava. Ao total, foram envolvidas quatro escolas municipais, duas escolas estaduais e dois CEIs, totalizando cerca de 1.370 estudantes envolvidos nos projetos. As campanhas tiveram o objetivo de incentivar práticas sustentáveis e solidárias.
A campanha de arrecadação de tampinhas pet tem como objetivo estimular os estudantes a refletirem sobre seu papel em relação à contribuição para a preservação do meio ambiente. Esses aprendizados ocorrem por meio do conhecimento socioeducacional e ainda contribuem para a qualidade de vida de animais de estimação em abrigos.
Durante a campanha foram arrecadados 199 kg de tampinhas pet que foram destinadas ao Sítio Dona Lúcia e revertidas em ração para os cães e gatos da instituição. A EEB Erwin Radke foi a instituição de ensino que mais arrecadou neste segmento, com cerca de 89 kg em tampinhas.
Além disso, o Centro promoveu a reutilização do óleo de cozinha por meio da campanha de arrecadação. A ação teve o objetivo de diminuir os danos ambientais causados pelo descarte incorreto do óleo de cozinha usado. Além disso, a campanha promoveu conceitos fundamentais sobre meio ambiente e saúde, visando a formação de cidadãos conscientes e demonstrando a importância da reciclagem ao utilizar o óleo para produzir sabão.
Ao todo foram arrecadados 251 litros de óleo de cozinha usado, que serão transformados em sabão e distribuídos nas unidades de ensino. A EIM Carlos Manske, foi a instituição de ensino que mais arrecadou neste segmento, com um total de 74 litros de óleo.
Para a assessora de apoio pedagógico do Centro Turístico e Cultural da Vila Itoupava, professora Andrea Wiedemann Sasse, esses projetos incentivam a participação ativa dos estudantes e da comunidade.
“Campanhas desse tipo não apenas abordam questões ambientais, mas também promovem valores de solidariedade e responsabilidade social entre os jovens. Ao envolver escolas estaduais, municipais e CEIs, o Centro Turístico e Cultural demonstra o compromisso de promover mudanças positivas na comunidade e educar as gerações futuras sobre a importância da preservação do meio ambiente e da sustentabilidade”, afirma Andrea.
“Com o sucesso dessas campanhas, o Centro Turístico e Cultural da Vila Itoupava espera inspirar não apenas os estudantes envolvidos, mas também toda a população, a adotar práticas mais conscientes e responsáveis em relação ao meio ambiente”, ressalta o intendente da Vila Itoupava, Leandro Índio da Silva.
Sobre o Centro Turístico e Cultural
O local abrigou no passado a antiga Cervejaria Feldmann, fundada por Heinrich Feldmann em 1898, tendo atividades até 1978. Atualmente o local conta também como um museu com objetivos voltados ao estudo e ao incentivo à proteção do meio ambiente paisagístico, arquitetônico, histórico, turístico e cultural da região.
Além disso, o Centro fomenta a cultura e o turismo local como instrumentos de desenvolvimento econômico sustentável no distrito da Vila Itoupava. O local é mantido por meio de recursos do orçamento municipal e de repasses mensais feitos pela empresa Veolia Brasil, ao Fundo Municipal de Manutenção do CTC, em cumprimento do Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta firmado com o Ministério Público do Estado de Santa Catarina, em 18 de dezembro de 1997.