
A partir desta segunda-feira, dia 19, os consumidores serão beneficiados com a possibilidade de abertura de reclamação junto ao Procon por meio da internet. O novo processo deve ser feito com a solicitação pelo e-mail [email protected].
Com a medida, os consumidores poderão protocolar novas denúncias sem a necessidade de dirigir à sede do órgão de defesa, no Centro. De acordo com o Procon, trata-se de uma mudança significativa na ampliação do atendimento à população e que integra o “Procon Sem Papel”.
“Nosso governo tem atuado cada vez mais para que Blumenau se torne uma cidade inteligente. E a tecnologia é nossa maior aliada nesse processo, queremos transformar os serviços e priorizar o digital, agilizando a vida do cidadão e tornando a Prefeitura um órgão sustentável”, afirmou o prefeito Egidio Ferrari.
Segundo o coordenador-geral do Procon de Blumenau, Cezar Campesatto, este é o primeiro passo para o atendimento de forma digital na cidade. “Desde o início do ano, criamos um planejamento para eliminar a impressão do papel, sendo que a coleta de documentos no setor de atendimento passou a ser por meio de escaneamento, com imediata inserção no sistema”.
Ainda segundo Campesatto, o órgão de defesa já iniciou o cadastramento eletrônico das empresas reclamadas no sistema, permitindo um prazo de resposta mais rápido e a redução de custos com postagens via correios/sedex. É importante ressaltar também que o Procon está encaminhando os processos finalizados para o arquivo central da Prefeitura. Com a medida, estima-se que mais de uma tonelada de papel será retirado do órgão de defesa.
Paralelo ao “Procon Sem Papel” o Procon de Blumenau, com apoio da Secretaria de Gestão Governamental (Segg), iniciou o desenvolvimento de um aplicativo para smartphones para que consumidores possam encaminhar denúncias, buscar orientações, abrir reclamação, além de acompanhar todo o processo
Reclamação
Para abrir reclamação pela internet, o consumidor deverá encaminhar breve relato do caso para o e-mail [email protected], anexando documentos pessoais como RG, CPF ou CNH e um comprovante de residência do titular (pessoa física) e RG, CPF ou CNH do representante legal e contrato social (pessoa jurídica).
Além disso, é necessário anexar à reclamação notas fiscais, contrato, prints de conversas, incluindo WhatsApp, comprovantes de pagamento, fatura detalhada, ordem de serviço, e-mails, fotos, conta corrente/poupança para recebimento de valores, além do histórico de empréstimos/extrato do INSS.
Confira o novo procedimento para a abertura de reclamação junto ao Procon:
Abertura reclamação: pelo e-mail [email protected]
Documentos pessoa física: RG/CPF ou CNH e comprovante residência.
Documentos pessoa jurídica: RG/CPF ou CNH do representante legal e contrato social.
Documentos da reclamação: notas fiscais, contrato, prints de conversa, comprovantes de pagamento, fatura detalhada, ordem de serviço, conversas WhatsApp, e-mails, fotos, conta corrente/poupança para recebimento de valores, histórico de empréstimos/extrato do INSS.