O Mais Novo Portal de Notícias de Blumenau e Santa Catarina
WhatsApp Image 2023-08-15 at 10.05.44 (1)
WhatsApp Image 2023-08-15 at 10.05.44 (1)
Blumenau - Sábado,

24 de fevereiro de 2024

  • Home
  • >
  • Geral
  • >
  • Público lota MAB na abertura da última temporada de 2023
14 nov, 2023

Público lota MAB na abertura da última temporada de 2023

Lançamento de livros, música, confraternização, coquetel e apresentação das salas. Tudo isso motivou a ampla presença do público na noite de quinta-feira, dia 9 de novembro, na abertura da 5ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB). As obras ficam a disposição dos visitantes até o dia 31 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h. Visitas mediadas podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176. A entrada é gratuita e a classificação indicativa de idade é livre.

A última temporada do ano reúne trabalhos de artistas de três estados: Paisagens Oníricas, coletivo do Rio Grande do Sul com curadoria de Ana Zavadil; A Dança, de Carmen Rocha (Paraná); Cidade Fabricada, de Rogério Negrão (SC); Tessituras Poéticas, de Antonio Montibeller e Sandra Winkler (SC); e Pita Camargo – 40 anos de Arte – um recorte do acervo do escultor (SC). A noite de abertura contou ainda com lançamentos dos livros “Borboletas no Jardim”, de Raquel Gastaldi, e “Um Outro Olhar”, de Samuel de Oliveira.

O secretário municipal de Cultura e Relações Institucionais, Sylvio Zimmermann Neto, recebeu com satisfação os artistas, convidados, autoridades, membros do conselho do MAB e colaboradores da casa. “Esta noite cultural não é apenas um encontro artístico, mas também um momento único para fortalecer laços entre artistas e o público, criando uma conexão valiosa entre as pessoas. É uma oportunidade privilegiada de compartilhar experiências de vida através da arte”, destacou. “A surpreendente plasticidade reflete a riqueza de estilos e técnicas presentes nas obras expostas”.

Durante o evento, Zimmermann destacou o bom momento do setor. “Vivemos um momento especial, com recordes de investimentos que fortalecem todo o cenário cultural de Blumenau. Desde o imponente complexo cultural da cidade mantido pelo governo municipal ao aumento dos recursos do Edital Herbert Holetz, somados aos recursos federais da Lei Paulo Gustavo, operados pela Secretaria de Cultura. Esses investimentos alcançam as pessoas de maneira positiva”, lembrou ao citar algumas iniciativas desenvolvidas na cidade, como são os casos dos projetos da Arte Urbana, a Rota de Lazer e os festivais Nacional de Teatro para Jovens e Crianças (Fenatib) e de Danças Folclóricas (Festfolk), ambos promovidos em parceria com o Instituto de Artes Integradas de Blumenau (Inarti).

O secretário citou também o apoio financeiro, de forma inédita, eventos como o do Coletivo Laboral Multicultural de Experimentações e Intervenções Artísticas Blumenau (Colmeia). “Investimos na preservação de nosso patrimônio ao promover uma grande manutenção no prédio da secretaria, o mais charmoso e antigo do Vale do Itajaí, construído pelo Dr. Blumenau em 1875”, mencionou. “Avançamos na requalificação do artesanato, contando com a parceria do Sebrae. No próximo dia 16 de novembro lançaremos o novo catálogo de artesanato com identidade local, e isso é um marco do esforço do governo municipal pela Cultura. Também digitalizamos os últimos jornais do século 19, preservando a história e democratizando o acesso ao conhecimento.”

Representatividade internacional

A gerente do museu, Mia Ávila, diz que abertura das salas na quinta-feira consolida um ciclo de temporadas de exposições planejadas e agendadas para o ano de 2023.  “Um trajeto pelas salas expositivas com a presença de artistas expositores e curadores acompanhados por seleto e numeroso público, confirma o potencial dessas exposições e todos os valores e talentos envolvidos”, comenta.

As cinco temporadas trouxeram para Blumenau 25 exposições com obras representativas de 66 artistas provenientes de quatro estados brasileiros e uma internacional (Itália), que contribuíram para dinamização do museu incentivando a difusão das produções das artes visuais e fortalecendo o tripé Arte, Educação e Cultura.

Ao passo que uma mostra entra em cartaz no Museu de Arte de Blumenau, também começam os preparativos para a programação seguinte. O edital para Exposições Temporárias no MAB – ano 2024, já está aberto e as inscrições podem ser feitas no link https://forms.gle/bj1EaV53PhRvrjUT6.

Saiba mais

5ª Temporada de Exposições no MAB

Visitas: até 31 de janeiro de 2024, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h

Visitas mediadas: podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176

Classificação indicativa de idade: Livre

Entrada gratuita

Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo:

   Últimas Notícias   

19/02/2024
A equipe do Programa de Educação em Saneamento (PES), do Serviço Autônomo Munici...
19/02/2024
A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano (Seplan)...
19/02/2024
Blumenau celebra a Semana Municipal de Prevenção ao Alcoolismo entre os dias 18 ...
19/02/2024
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae) de Blumenau inseriu 295 novas famíli...
WhatsApp Image 2023-08-15 at 10.05.44

   Últimas Notícias   

Desfile da 37ª Oktoberfest de Blumenau 22-10-2022

21/03/2023