Está agendada para o dia 13, uma sexta-feira, a visita de representantes da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação a Blumenau. A equipe, coordenada pelo diretor Adilson Santana de Carvalho, vem conhecer de perto o patrimônio da FURB.
É mais uma etapa – importante – do processo da terceira universidade federal em Santa Catarina ou da federalização da FURB, como queiram chamar. E mostra que, mesmo lentas, seguem as tratativas reiniciadas no final de 2022 e intensificadas ao longo do último ano.
O patrimônio material da FURB, nos prédios, terrenos e equipamentos, certamente vai impressionar o pessoal do Ministério da Educação. Isso não há dúvida, este não é um empecilho, pelo contrário, é um ativo que se tem.
Em julho deste ano, o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), recebeu um grupo de lideranças, que incluía a reitora Márcia Sardá e representantes do movimento FURB Federal, em agenda intermediada pela deputada federal Ana Paula Lima (PT), e determinou a formação de um grupo de trabalho.