O Mais Novo Portal de Notícias de Blumenau e Santa Catarina
Blumenau - Segunda-feira,

20 de janeiro de 2025

  • Home
  • >
  • Geral
  • >
  • Transição Energética: Projeto de Hidrogênio Verde da Celesc está 40% concluído
29 jul, 2024

Transição Energética: Projeto de Hidrogênio Verde da Celesc está 40% concluído

De olho nas tendências de inovação e sustentabilidade, a Celesc está à frente de um ambicioso projeto de Hidrogênio Verde (H2V), uma fonte de energia limpa que só emite vapor de água e não deixa resíduos no ar. Executado em parceria com o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), o projeto de Pesquisa & Desenvolvimento está 40% concluído.

A iniciativa foi lançada em agosto de 2023 com o objetivo de desenvolver uma microrrede isolada com sistema especialista de gerenciamento energético em corrente contínua. Com investimento total de R$ 9,25 milhões e prazo de execução de três anos, integra uma planta fotovoltaica, sistema de armazenamento de energia por baterias, além da produção, armazenamento e geração de energia elétrica por hidrogênio.

Para o presidente da Celesc, Tarcísio Rosa, o projeto representa um marco tecnológico para a Celesc e um passo fundamental na transição energética do Brasil. “Nosso compromisso com a inovação e a sustentabilidade é refletido em cada etapa desta iniciativa, que promete não apenas reduzir nossa dependência de combustíveis fósseis, mas também abrir novas possibilidades para a geração de energia limpa em todo o país”, diz.

O diretor de Geração, Transmissão e Novos Negócios da Celesc, Elói Hoffelder, afirma que, embora a produção de hidrogênio já seja bem conhecida e utilizada na Europa, o projeto da Celesc representa um avanço significativo no Brasil. “A replicação da metodologia desenvolvida poderá promover a gestão energética nacional, oferecendo um novo meio de geração de energia limpa e renovável”.

O projeto está caminhando conforme planejado, com aproximadamente 40% de conclusão. Os próximos passos incluem a montagem do sistema da microrrede no PTI, seguido de testes e validações antes da implantação final em Faxinal dos Guedes, prevista para janeiro de 2026. A microrrede fornecerá energia elétrica para o serviço auxiliar da Usina Celso Ramos, contribuindo para a alimentação de cargas essenciais à planta geradora.

“Com os principais equipamentos validados, estes serão transportados e o sistema da microrrede será montado no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI). Após testes em laboratório e validação da eficácia do sistema, a microrrede será encaminhada para a Usina Celso Ramos”, detalha Igor.

Com a conclusão do projeto-piloto, espera-se que os resultados dessas pesquisas possam ser aplicados em larga escala, beneficiando a população com uma fonte de energia mais limpa e eficiente.

Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo:

   Últimas Notícias   

17/01/2025
Uma nova medida provisória proíbe cobrança mais cara nos pagamentos por Pix. O t...
17/01/2025
A Defesa Civil de Blumenau está encaminhando na tarde desta quinta-feira, dia 16...
17/01/2025
Jovens que utilizam o cartão de estudante no transporte coletivo de Blumenau já ...
16/01/2025
O Procon de Blumenau iniciou nesta quarta-feira, dia 15, uma pesquisa de preços ...

   Últimas Notícias   

Programa Ação e Cidadania 16/01/2025 Bloco 2

17/01/2025