
Em sessão ordinária realizada na tarde desta terça-feira (8), a Câmara de Vereadores de Blumenau aprovou um projeto de lei que prevê a criação de um “Espaço do Silêncio”, destinado para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em eventos promovidos ou apoiados pelo município. O projeto de número 9117/2025 é de autoria do vereador Egídio Beckhauser, e apresenta a criação de uma área adequada para amparar autistas nos eventos da cidade. O espaço visa gerar tranquilidade, sem abertura para visitas e ruídos sonoros, separado das demais áreas.
O “Espaço do Silêncio” será destinado para os pais acalmarem seus filhos em momentos de crises. O projeto, segundo Beckhauser, busca garantir a inclusão e participação dos autistas e seus acompanhantes durante os eventos culturais, esportivos e de lazer em Blumenau.
O vereador ainda citou os exemplos da Oktoberfest Blumenau e Sommerfest, dois grandes eventos da cidade que seriam diretamente beneficiados pela proposta. Com a aprovação, o projeto segue para a redação final e, em sequência, será encaminhado para a sanção do prefeito da cidade.